segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O tamanho do caos

Afinal não serão 15 as escolas a fechar em Ourém, a juntar às que já fechadas estão, serão apenas (!?) 6:

EB Ourém Nº2
EB Carvalhal do Meio
EB Barreira
EB Perucha
EB Reca
EB Moitas Gaiola

Há, no entanto, mais 6 escolas às quais foi dada autorização excepcional de funcionamento para o ano lectivo de 2010/2011, a saber:

EB Sobral
EB Urqueira
EB Coroados
EB Formigais
EB Giesteira
EB S. Jorge

isto é, as que têm a "pena suspensa" ou melhor: adiada!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O caso do caos anunciado...

... e meticulosamente preparado!
O encerramento, agora anunciado e confirmado, de 701 escolas no País (aqui, no concelho de Ourém, a somar às já encerradas, serão mais 15-escolas-15!*) faz prever uma abertura de ano esolar que será caótica.
As autarquias, como associação e de per-si, estão a reagir. (A de Ourém... estará?**)
.
E há aqui um pormenor curioso (salvo seja...): as dificuldades e as reacções de protesto das autarquias, que irão (iriam) ter de suportar a parcela muitíssimo onerosa dos transportes, a partir de uma decisão unilateral, para que não meteram nem prego nem estopa nem opinião deram, ainda - se calhar... - vão ficar com o odioso e esconder a impossibilidade prática de estarem as instalações em condições de acolherem os estudantes cujo transporte será/seria da responsabilidade das ditas autarquias.
Isto promete... e não é coisa boa!
________________________

* - Escola Básica Vale da Perra, Atouguia; Escola Básica de Coroados, Seiça; Escola Básica do Sobral, Nossa Senhora das Misericórdias; Escola Básica de Ourém nº. 2, Nossa Senhora das Misericórdias; Escola Básica do Carvalhal do Meio, Rio de Couros; Escola Básica da Mata, Urqueira; Escola Básica de Barreira, Caxarias; Escola Básica da Urqueira, Urqueira; Escola Básica de Formigais, Formigais; Escola Básica de Perucha, Freixianda; Escola Básica de Reca, Freixianda; Escola Básica de São Jorge, Freixianda; Escola Básica de Giesteira, Fátima; Escola Básica de Moitas Gaiola, Fátima.

**- no site oficial não se vê nada...

terça-feira, 17 de agosto de 2010

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ourém fora do texto...

Ser de Ourém é sentir-se frequentemente fora do mapa ou fora do contexto. Desta vez foi fora do texto porque no mapa está.


Comprado o espesso semanal Expresso, lá vinha um caderno Guia de Portugal dedicado a Oeste e Vale do Tejo.

E de onde somos nós, os de Ourém?

Como zona de transição, peça do puzzle que sobrou e se coloca onde der mais jeito (a quem?), pensei: 2/3 de probabilidades de estarmos no caderno. É que umas vezes somos do Oeste, outras do Vale do Tejo, outras ainda do Centro ... 2/3 de probabilidades!

E lá estávamos no mapa.

Mas... em 27 referências relacionadas com todos os concelhos do mapa, Ourém era o único que não tinha qualquer.

Fora do contexto é o que é!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pode saber-se?

Qual foi o critério, ou os critérios, que presidiram (presidencialmente!) à escolha dos restaurantes para a semana gastronómica?
Qual é a partilha de responsabilidades nessa "selecção" (e outras?) entre o presidente da Câmara e o presidente da Região de Turismo em tudo o que respeita a esta "semana"?

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Convite agradecido... e endossado


Isto de auditorias às auditorias e trabalhos afins...

No Correio da Manhã:

«(...)
AUDITORIA REVELA ESTUDOS SEM UTILIDADE PRÁTICA

Uma auditoria do Tribunal de Contas (TC) aos 134,1 milhões de euros gastos pelo Estado em estudos, pareceres e consultoria entre 2004 e 2006 concluiu que apesar de o sector público dispor de 96 órgãos ou serviços com funções de natureza consultiva, os gabinetes ministeriais e organismos por si tutelados recorrem a entidades externas para a realização deste trabalho. O TC refere que não foi avaliada a necessidade de os realizar, como sublinha o facto de 41,4% dos trabalhos encomendados não terem tido qualquer aplicabilidade prática.»
.
.
Estudos, pareceres, consultorias, a que se podem juntar algumas auditorias...
.
(desculpem lá, mas achei piada aos 41,4%...
nem mais de 40%,
nem perto de 42%,
nem quase metade...
41,4%!
é cá um rigor...
porque é que não se diz tantos em tantos?.
isso sim, seria rigoroso.)