terça-feira, 30 de novembro de 2010

Francisco Vieira de Figueiredo no Museu


Lá estarei. Com muito gosto.
Com uma questão prévia: sendo um homem que nasceu no Zambujal, e tendo sido uma importante personagem do século XVII, poderá dizer-se que Francisco Vieira de Figueiredo, que saíu desta terra, onde estou e vivo, com 10/12 anos e que aqui não voltou, é um cidadão do Zambujal?

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Work in progress...

É com muito gosto que, com autorização do autor (PVH 8775), publico neste espaço uma excelente foto do conterrâneo Paulo Vaz Henriques - Work in progress... (depois da NATO mãos à obra).



--------------------------

E, depois, vou encerrar este "blog e todo o expediente", por 24 horas...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Palavras que foram úteis

As palavras da anterior mensagem não foram desnecessárias. Pelo contrário!
Não dei grande importância ao caso mas apraz-me dizer que, no portal do Município de Ourém, as palavras ditas e escritas foram tidas em conta, e tive um telefonema de explicações que só honra quem as dá.
Registo!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Palavras eventualmente desnecessárias

Ao contrário do que possa parecer, não gosto de polémicas. Mas gosto de conversar, de discutir, de debater... o que só é possível com quem não pensa (sempre!) como eu.

Pode parecer contraditório... mas o homem é feito de contradições. Mais: também de contra dições.

Parecendo - ou não - tendência para polemizar, não sou capaz de ter para dizer e não o dizer. A não ser quando me convenço (ou me convenceram...) que não vale a pena, que o diálogo se tornou em dois monólogos.

Vem isto a propósito de um rectificação que entendi dever fazer ao que foi dito que eu teria dito sobre Artur de Oliveira Santos. Rectificação que pode não ter ficado muito clara.

Já disse o que disse, e já repeti o que disse. E explico porque insisto: porque está completamente fora das minhas posições essa questão do único, do nº 1, do maior ou do melhor de todos. Qualquer um de nós, seja quem for e sempre, é também os outros.

Como poderia ter ficado a ideia de que o meu querido Artur de Oliveira Santos, o "meu tipo inesquecível" (usando uma expressão das antigas Selecções do Reader's Digest), "a* figura oureense do século XX! E, vejo agora, do século XXI!", seria por mim comparado, para escolher uma como a melhor ou a maior, com outras figuras nacionais e internacionais que tive a oportunidade de conhecer, isso resulta de deficiente expressão minha. Porque... não há!

Fiquemo-nos pela afirmação de que incluiria o seu nome em qualquer lista de figuras que mais me influenciaram, daquelas que tive um grande prazer de conhecer e de que mais gosto de falar.
______________________
* - parece totalmente coerente, ou para ser menos contraditório, deveria retirar este "a" pois AOS foi... "figura oureense do século XX! E, vejo agora, do século XXI", e assim deveria ter terminado a minha intervenção.

O que eu disse sobre Artur de Oliveira Santos foi...

... entre outras coisas...
.
«... se tivesse de escolher uma figura histórica para estar em qualquer lista entre aqueles que conheci e de que sinto a obrigação e o gosto de falar, nessa lista estaria Artur de Oliveira Santos. E nenhum outro andou comigo ao colo, ou me sentou, como se pode ver (mal) no 10º almoço dos oureenses, nos seus joelhos. Aliás, bem ossudos.»
.
... como, aliás, se pode ouvir no blog sobre-ourém, a partir do "post" olocado por Sérgio Faria.

domingo, 14 de novembro de 2010

Aconteceu no Museu!


Depois da excelente exposição de Poças das Neves, perante uma sala cheia, com familiares e amigos - quase todos comovidos na lembrança de um homem bom e tão vilipendiado - dei alguns modesto testemunho, de que escolho um :

.
«(...) se tivesse de escolher uma figura histórica para estar em qualquer lista entre aqueles que conheci e de que sinto a obrigação e o gosto de falar, nessa lista estaria Artur de Oliveira Santos. E nenhum outro andou comigo ao colo, ou me sentou, como se pode ver (mal) no 10º almoço dos oureenses, nos seus joelhos. Aliás, bem ossudos (...).»

Plenário de militantes e amigos do PCP


terça-feira, 2 de novembro de 2010

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Poraqui-por Ourém

Pelo Zambujal.
Hoje é o dia do bolinho.
Um dia importante. De vizinhança, de convívio, de solidariedade. Para todas as idades, com a miudagem a ser o cimento que nos une.
Como todos os anos, já sobre ele escrevi.
Quem estiver para isso, pode ler em o anónimo do sec.xxi.