quarta-feira, 2 de março de 2011

Guerras de alecrim e manjerona

Entrevista a um jornal do “leader” do grupo do PS na Assembleia Municipal de um concelho em que a maioria é PSD depois de muitos anos de maioria PS, ou seja, Ourém ao contrário neste jogo de alternâncias a fazerem de conta que são mudanças.
.
- Hoje (28/02/11) há a realização de uma Assembleia Geral…
E o Partido Socialista não irá comparecer a essa Assembleia. Desta vez, vamos obrigar a que o regimento seja cumprido.
- E o que é que o Regimento diz?
Que quando há erro nas convocatórias, a Assembleia Geral não se pode realizar. O PS irá concretizar esta opção porque eu próprio não estava disponível para regressar à Assembleia Municipal porque os pressupostos legais não estão cumpridos. Por outro lado, a ordem de trabalhos não tem qualquer substância ou justificação da sua realização. Não há nada de importante para decidir.
- Questiona o timing desta Assembleia Municipal?
Se a intenção era cumprir uma questão formal no sentido da sua realização antes do dia 28 de Fevereiro não se entende que a convocatória tenha sido feita dentro dos prazos legais. Depois, não posso aceitar o que aconteceu na anterior Assembleia Municipal.
- O que é que aconteceu?
Não posso admitir que o senhor funcionário da Câmara Municipal de Espinho me venha tirar da cama às 23h 15m para me entregar uma convocatória que também estava fora do prazo. Penso que isto é provocatório e é uma completa falta de respeito pelos elementos da Assembleia e com a qual não vou compactuar. Assim como é provocatório receber um telefonema do mesmo funcionário, o Luís Pinho, às 11h para uma Reunião de Câmara às 15h dessa mesma tarde.
- Qual foi a sua reacção?
Escrevi ao senhor presidente da Câmara Municipal perguntando porque é que se reunião era tão urgente porque é que não fui convocado dentro dos prazos. Não obtive resposta até agora.
- Estas questões são assim tão importantes a esse ponto?
As pessoas podem achar isso. Mas essas pessoas não devem estar recordadas do que o Partido Social Democrata fez no mandato anterior de José Mota. As pessoas não estão lembradas de que houve Assembleias Municipais adiadas ou desmarcadas por questões idênticas ou ainda de menor importância? Não pode haver legitimidade de quem exigiu esses procedimentos e agora tem este comportamento.
- Quais são as consequências directas da vossa falta à Assembleia Municipal?
A sua realização não pode acontecer. E ao contrário do que o PSD fez no passado que utilizou este argumento em situações cruciais para a vida da autarquia, nomeadamente quando estava em causa a aprovação de um empréstimo necessário para fazer pagamentos a tempo e horas, a Bancada PS não o faz numa Assembleia com importância para a cidade.
- Por isso o vão fazer precisamente nesta?
Claro, porque temos consciência de que os documentos em apreciação não têm nada de importante. Esta Assembleia Municipal foi convocada para cumprir formalismos legais. Mas para os cumprir, a convocatória também deveria cumprir os prazos legais.
- O que pensa que está por detrás disto tudo?
Está prepotência, arrogância e desrespeito pela oposição.
- Não reconhece empenho neste actual executivo?
O que é que este executivo fez? Fez Ernestos e Toni´s Carreira. Ninguém me consegue apontar uma única obra de sustentabilidade para o concelho. A única coisa que se fez é festarolas e mais nada. Mesmo as coisas que poderiam fazer, como é o exemplo claro da biblioteca, estão paradas. Ora, não era esta a postura destes senhores quando estavam na oposição. Pergunto o que é que fica para a história destes últimos dezoito meses.
.
Confesso que me fartei de rir nas minhas barbas...

Sem comentários: