quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O caso do caos anunciado...

... e meticulosamente preparado!
O encerramento, agora anunciado e confirmado, de 701 escolas no País (aqui, no concelho de Ourém, a somar às já encerradas, serão mais 15-escolas-15!*) faz prever uma abertura de ano esolar que será caótica.
As autarquias, como associação e de per-si, estão a reagir. (A de Ourém... estará?**)
.
E há aqui um pormenor curioso (salvo seja...): as dificuldades e as reacções de protesto das autarquias, que irão (iriam) ter de suportar a parcela muitíssimo onerosa dos transportes, a partir de uma decisão unilateral, para que não meteram nem prego nem estopa nem opinião deram, ainda - se calhar... - vão ficar com o odioso e esconder a impossibilidade prática de estarem as instalações em condições de acolherem os estudantes cujo transporte será/seria da responsabilidade das ditas autarquias.
Isto promete... e não é coisa boa!
________________________

* - Escola Básica Vale da Perra, Atouguia; Escola Básica de Coroados, Seiça; Escola Básica do Sobral, Nossa Senhora das Misericórdias; Escola Básica de Ourém nº. 2, Nossa Senhora das Misericórdias; Escola Básica do Carvalhal do Meio, Rio de Couros; Escola Básica da Mata, Urqueira; Escola Básica de Barreira, Caxarias; Escola Básica da Urqueira, Urqueira; Escola Básica de Formigais, Formigais; Escola Básica de Perucha, Freixianda; Escola Básica de Reca, Freixianda; Escola Básica de São Jorge, Freixianda; Escola Básica de Giesteira, Fátima; Escola Básica de Moitas Gaiola, Fátima.

**- no site oficial não se vê nada...

4 comentários:

Unknown disse...

Dois comentários à lista de escolas, no âmbito geográfico que melhor conheço:

1. Formigais é uma surpresa, porque no encerramento do ano lectivo o presidente da Junta ainda tinha garantias de que não ia fechar. Afinal as garantias... Assim se consuma a primeira freguesia do concelho a ficar sem uma única escola primária.

2. Reca é da Ribeira do Fárrio.

Sérgio Ribeiro disse...

Caro João Filipe Oliveira - Obrigado pelocomentário de esclarecimento... embora se saiba que, com tanta nebulosidade, nada se esclarecerá.
De qualquer modo, relevo a minha falta: a lista que transcrevi em roda-pé é do Correio da Manhã.

Unknown disse...

Pela lista oficial da DREL são menos as escolas a encerrar no concelho, mas receio que o processo de desertificação do espaço rural não fique por aqui.

Carlos Gomes disse...

Dr. Sérgio Ribeiro,
Como não localizo o seu endereço de e-mail, recorro a este meio para o convidar a visitar o http://auren.blogs.sapo.pt/
Como não pretende ser uma forma oportunista de divulgar o blog, agradeço que apague este post.
Carlos Gomes