segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O tamanho do caos

Afinal não serão 15 as escolas a fechar em Ourém, a juntar às que já fechadas estão, serão apenas (!?) 6:

EB Ourém Nº2
EB Carvalhal do Meio
EB Barreira
EB Perucha
EB Reca
EB Moitas Gaiola

Há, no entanto, mais 6 escolas às quais foi dada autorização excepcional de funcionamento para o ano lectivo de 2010/2011, a saber:

EB Sobral
EB Urqueira
EB Coroados
EB Formigais
EB Giesteira
EB S. Jorge

isto é, as que têm a "pena suspensa" ou melhor: adiada!

2 comentários:

Unknown disse...

Agora são seis, depois outras seis. E já tinham sido umas dúzias. O primeiro patamar foi 10 alunos; agora o patamar são os 21 alunos; em breve o limite será fixado nos 30 ou 40 alunos.

Tem forçosamente de ser uma moda, porque eu nem consigo vislumbrar ganhos financeiros com esta tendência. Há o investimento (grande) em novos edifícios, há os custos fixos de transportes, há mais custos com pessoal auxiliar (que a maioria das escolas não tinha). Não percebo, porque também não há ganhos pedagógicos, ao contrário da lenga-lenga que nos repetem. Concentração de alunos não vai melhorar as aprendizagens, digam o que disserem. É uma moda, irracional, não verificada.

Outra coisa me parece também extraordinária, que vem na "justificação" do presidente da Câmara: a Carta Educativa de 2007, aprovada por unanimidade na CM (na altura com 3 votos do PS), e quase por unanimidade na AM, depois de tantas peripécias, afinal já está desactualizada. Seguindo a nova moda dos centros escolares, Alburitel e Seiça vão afinal ter uma escola comum nas Fontainhas. A moda é concentrar e encerrar o espaço rural.

Sérgio Ribeiro disse...

Exactamente!

Um abraço