quinta-feira, 5 de março de 2009

Instantâneo demográfico de Ourém (no e do Distrito de Santarém)

As estatísticas da demografia no período de 1993 a 2007, referidas ao distrito de Santarém, acabam de ser conhecidas e saíram, na comunicação social, artigos interessantes, como no Templário.
Uma vez que os distritos ainda existem, e que o concelho de Ourém faz parte deste distrito e não de outro, aqui apenas saliento umas pequenas notas:


  • neste tão significativo intervalo de tempo – década e meia – o distrito por cada 100 nascimentos (63.207) teve 135 óbitos (85.344);
  • o concelho de maior saldo fisiológico natural – mais nascimentos menos óbitos – negativo foi o de Mação em que por cada 100 nascimentos (e foram apenas 731) houve 364 óbitos (2.658);
  • só dois concelhos – Entroncamento e Benavente – tiveram saldo fisiológico natural positivo;
  • logo a seguir a estes dois concelhos vem o de Ourém com 108 óbitos (7.513) para 100 nascimentos (6.951).

Num distrito em clara perda de população, e até desertificação em algumas zonas (Mação, Ferreira do Zêzere, Sardoal, também Abrantes), Entroncamento e Benavente crescem demograficamente, e Ourém aguenta-se.

4 comentários:

Fred disse...

Caro Sérgio Ribeiro,

Não é por acaso que no distrito de Santarém, os concelhos que mais cresceram em termos demográficos são os que têm mais proximidade a Lisboa. Benavente e Entroncamento (linha férrea). Chama-se a isto, centralismo.

Cumprimentos,

Fred

ItL disse...

um pormenor:

no texto diz um nascimento por cada 135 obitos.
talvez seja 100 nascimentos por cada 135 obitos..

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado pelos comentários e pela correcção

Sérgio Ribeiro disse...

Comentário em ocastelo:

Artigo: Centralismo
por Sérgio Ribeiro em março 6, 2009 12:11 PM:

Caro Fred,
aquilo foi apenas um apontamento de actualização, tomado num guardanapo de papel, num café e a folhear o Templário. Quando foi da "nossa" (PCP) Conferência de 2007, o estudo foi relativamente aprofundado. De qualquer modo, as causas que refere são reais. Obrigado pela reacção.
Um abraço