sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Museu Municipal

Entretanto, do que li, fiquei retido na inauguração do Museu Municipal.

Considero um facto importante para a vida do concelho. Corresponde a um velho projecto que incluiria um itinerário turístico religioso-cultural e de que comecei a ouvir falar em minha casa quando era menino e moço.
Mas... Mas tenho, como sempre tive, receios bem fundamentados na falta de verdade histórica sobre que se construiu Fátima.

Por agora, adiante.
Por agora, saudo, com muito respeito, quem trabalhou (tanto e bem) para que o núcleo museológico exista. Vou visitá-lo logo logo que possa. Com a quase certeza de que, pelo conheço do projecto, vou gostar.

Duas observações ( e só duas são, por agora):

1. Considero um facto da maior relevância política a ausência do presidente da Região de Turismo, considerando-a absolutamente inaceitável. Se eu, que não tenho qualquer obrigação além da cidadã, me sinto com má consciência por me ter sido impossível estar presente na inauguração, como - se a tivesse... - não deveria estar o dito presidente!
2. A recuperação da designação de "cidade velha" não me parece muito feliz, mas leio-a e ouço-a com a tolerância de quem se habitou a ouvir chamar "Vila Velha" (ou só Vila) aos Castelos.


Sem comentários: