domingo, 16 de agosto de 2009

Credibilizar a política, dignificar a democracia

Amanhã, a Coordenadora de Ourém da CDU entregará as listas com que vai concorrer às eleições autárquicas de 2009. Assim se conclui uma fase de um processo que terminará a 11 de Outubro.
Por Ourém, por aqui, nunca escondi a filiação partidária – também nunca quis fazer dela alarde ou ostentação -, como por outros lados e tempos sempre procurei assumi-la com naturalidade. E responsabilidade.
É com essas naturalidade e responsabilidade que me congratulo com o facto de ter sido conseguido terminar o longo e duro trabalho que foi a elaboração dessas listas, com o reconhecimento grato por quem o tornou possível, aos que aceitaram fazer parte das listas e – permitam-me todos – muito especialmente a quem, com enorme dedicação e militância, se incumbiu, e cumpriu!, as laboriosas formalidades administrativo-burocráticas.
Neste ponto do processo, quero sublinhar o significado de haver, por aqui, por Ourém, listas da coligação PCP, PEVerdes, ID e independentes (muitos, muitos) impedindo que o confronto eleitoral se resuma a uma disputa entre duas forças partidárias em aguerrida competição. Gastando meios verdadeiramente exorbitantes, sem medida nem equidade.
Quero também, por minha conta e risco – e enquanto é tempo… –, deixar breve comentário genérico a acontecimentos que, neste período de elaboração das listas, tiveram muita relevância pública.
Qual competição futebolística houve transferências de pêso (ver-se-á com que resultados), algumas a roçarem o escândalo. Não querendo comentar o que se passa em casa(s) alheia(s) sublinho que, no nosso caso, só contactei quem vai ser nosso cabeça de lista à Câmara quando me apercebi que ele estava disponível e considerar que seria uma grande perda não se ter a participar na vida cívica com expressão eleitoral um homem como o Prof. João Filipe Oliveira. E conversámos sobre política e projectos. Assim começou uma candidatura da maior credibilidade.
Pode afirmar-se que a apresentação das listas da CDU tem, também, uma preocupação e um compromisso: dignificar o debate eleitoral, recusar que ele seja sobre “casos”, sobre pessoas que divergem para que se esqueçam políticas em que sempre têm convergido, dizer – muito claramente, e mais uma vez! – que há alternativas para as políticas que nos trouxeram à situação em que estamos, quer a nível central quer a nível local.
A partir de amanhã, vou dar maior atenção ao blog CDU por OURÉM.

Sem comentários: