domingo, 24 de janeiro de 2010

Os novos "putos do hóquei"

Rascunho para "reportagem" no Notícias de Ourém:
Os novos "putos do hóquei"
O repórter – X, Y, ou Z, e melhor se escreveria o ex-repórter – já deve ter contado que o seu interesse pelo hóquei em patins em Ourém renasceu por causa de uns putos que o jogavam… como gente grande.
Viu-os crescer, como homens e jogadores (a ordem dos factores não é arbitrária), e teve a alegria de acompanhar de perto a ajuda que um deles deu para a subida do JO à 1ª Divisão Nacional e dois outros a jogar nessa Divisão contra os “grandes”, entre os “maiores”. Alegria mitigada por desejar ter contribuído para que tivessem sido mais e por mais tempo.
Agora, vem o ex-repórter relatar o seu entusiasmo pelos ”novos putos” e seus feitos.
Os juniores e os juvenis do JO estão qualificados para os campeonatos nacionais da modalidade, nos seus escalões!
Dos juniores, apenas quero deixar, com um grande abraço de estímulo, a lembrança de que um deles, o Pedro, era o mais puto dos putos de há anos, dos iniciais (para o ex-repórter).
Sobre os juvenis vai escrever-se mais um pouco. Sem qualquer menosprezo por nomes que faltem, há anos que este ex-repórter acompanha o André, os Carlos – o Clemente e o Fonseca – o Ivo, o Rodrigo, o Tomás, desde os primeiros passos… em cima dos patins, e já viveu, há duas épocas, e com grande alegria, a ida da mesma “equipa” aos nacionais de outro escalão etário.
.


Pois fui vê-los na fase final do apuramento, em Tomar, há uma semana. No último jogo, o decisivo, foi contra o Hóquei de Santarém, com muito meritória obra na formação.
Quando cheguei ao pavilhão fiquei reconfortado por ver gente de Ourém (que foi aumentando), e informei-me. De manhã, apesar da vitória contra o Alcobacense, parece que se tinha jogado malzinho e havia não disfarçadas preocupações.
Quando o jogo começou, com um atraso só explicável por razões inaceitáveis de jogo psicológico-táctico por parte do adversário, quase surpreendeu a forma calma como a equipa reagiu a esse episódio (que enervou quem estava na bancada…) e ao primeiro golo, desfavorável.
E foram desbobinando o seu gosto pela prática daquele desporto e o muito que têm aprendido, como jogadores e como “equipa”, com o (mais que) treinador Pedro “Pipoca”. Maduros, seguros, consistentes.
Chegaram a 8-1 (apenas com 3 faltas!) contra o valoroso adversário. E estão no nacional!
Vivam os “novos putos”. Os putos do hóquei!… sempre exemplos para os que vierem depois.



Ex-repórter

7 comentários:

Pedro Silva disse...

É com muito orgulho e emoção que acabo de ler este "post" .

Quero agradecer, por todos, o grande, (enorme até), apoio que nos deu e a segurança que nos transmitiu e, agora falando por mim, ainda transmite, desde sempre.
Espero ler ainda muitas notícias das diferentes gerações dos "putos do hoquéi". Tanto dos iniciais, dos quais me orgulho de ter feito parte e que tão longe foram, como das gerações vindouras que são o futuro da juventude Ouriense.

Um grande abraço

Pedro Silva

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, Pedro!
Eu é que agradeço. Vocês, os putos de ontem e os de hoje, rejuvenescem-me.

Grande abraço

João Filipe disse...

primeiro que tudo gostaria de deixar felicitações tanto aos juvenis como aos juniores por terem conseguido a qualificação para o campeonato nacional.. muitos parabens,bem o merecem..!

de seguida, queria referir que não conseguiria ler este "post" sem fazer qualquer comentario, é algo que também a mim me enche de orgulho, emoção e felicidade.. hoje dou por mim com 21 anos, naquela altura tinha os meus 11/12 anitos, ainda me lembro de o ver nas bancadas a acompanhar-nos sempre que podia, do nascimento dos "putos do hoquei", optimas recordações que trago sempre comigo..naquela altura, quando nos qualificamos para o nacional, diziamos em tom de brincadeira que "perder por menos de 10 era vitoria" e acabamos por chegar tão longe, e por tão pouco (tão pouco mesmo!) não chegamos ainda mais longe..

agora temos estes "novos putos do hoquei", daqui a uns anos teremos outros "novos putos do hoquei", e assim sucessivamente, sempre rodeados de sucesso (tenho a certeza!) a que este clube já se habituou (embora nunca o exigindo, as coisas foram acontecendo naturalmente)..é este um clube humilde do qual me orgulho de pertencer..

desde já, queria também deixar votos de muito boa sorte tanto para os juvenis como para os juniores nesta nova caminhada..e agradecer também por tudo o que tem feito por este clube, por todo o apoio e confiança que sempre me transmitiu, ao longo de todos estes anos mas mais propriamente no ano que passou, em que era o "meu" presidente (e sempre será!)..

um grande abraço

João Filipe

Sérgio Ribeiro disse...

Ah! grandes putos, ou putos que se tornaram grandes, e são uma das minhas alegrias.

Obrigado aos que aqui estão e outros que me fizeram chegar outros sinais.

Carlos Fonseca disse...

Devo um enorme "obrigado" a um grande senhor, ao Senhor Sérgio Ribeiro. Segue-me desde "pequenino", felicitando sempre as minhas exibições. Este grande Senhor fez-me crescer como pessoa. Como toda a gente sabe, e quem já me viu jogar, eu tenho o meu mau "feitio", e o Senhor Sérgio com muitos diálogos que teve comigo, muitos deles para elogiar-me, mas outros para solicitar o meu comportamento dentro de campo, esses diálogos fizeram-me crescer e mudar a minha atitude, que hoje ainda não é perfeita, mas com o tempo e trabalhando para isso, será.
Queria ainda felicitar o GRANDE treinador que tenho, sem ele hoje não era aquilo que era. E digo-lhe por isso, que não sou só seu jogador, mas sim também um amigo que ele terá para o resto da vida, Já fez muito por mim, espero um dia poder-lhe retribuir.

OBRIGADO SENHOR SÉRGIO RIBEIRO, OBRIGADO MISTER POR ME AJUDAREM AINDA NA MINHA VIDA CURTA.


Um Abraço


Carlos Fonseca 6#

Francisco Gavancho disse...

Srº Sérgio Ribeiro

Parabéns pelo excelente texto, e pela forma ímpar e simples como coloca perante os leitores tamanho feito.
Queria desejar ás duas equipas um excelente Nacional, e se tudo correr como previsto lá estarei no Domingo para ver os jogos.
Um obrigado também ao meu amigo Carlos Clemente por nos dar a conhecer este post.

PS: Srº Sérgio Ribeiro se me permite tal ousadia, gostaria que continuasse a escrever uns textos sobre o hóquei visto como é claro pela sua prespectiva, nós os amantes da modalidade agradecemos.

Atenciosamente
Francisco Gavancho
Blog Cartão Azul

pantera disse...

Gostaria de escrever umas palavritas sobre este post..mas nao consigo!
Dou mais uma vez os parabens "ao meu presidente" pelo excelente post que rubricou.Sei perfeitamente o que sente..o que quis dizer..e o que pensa!!

Quem gosta da jo sente este post..
EU SENTI.

Abraço a todos

Jorge Godinho