sábado, 5 de junho de 2010

É preciso que se saiba...

Ciclo Woody Allen, no Museu Municipal

Começou a 2 de Junho, com Annie Hall

Dias da Rádio, 9 de Junho
Os Dias da Rádio, de Woody Allen, é um retrato "profusamente nostálgico" (Leonard Maltin) do estrelato dos anos 40, em que as primeiras memórias cómicas de um rapaz, provenientes da idade de ouro da rádio, são utilizadas para tecer uma fantástica história simultaneamente cómica e afectuosa. Bem cuidado e "recheado de pormenores" (The New York Times), Os Dias da Rádio é um dos mais encantadores elogios alguma vez feitos por um realizador a um tempo passado (L.A. Weekly)!

Vigaristas de Bairro, 16 de Junho
Woody Allen escreveu, dirigiu e interpretou esta comédia passada em Nova Iorque sobre as aventura ilegais de um ex-presidiário trapaceiro (Ray Winkler, Woody Allen) e da sua esposa (Frenchy, Tracey Ullman), uma manicura que sonha enriquecer a qualquer custo...
Após muitas tentativas falhadas desenvolvem um plano para assaltar um banco que os deixa a nadar em dinheiro... Em conjunto com outros vigaristas do bairro alugam uma casa ao lado do banco, montando um pequeno negócio para não dar nas vistas, enquanto vão cavando um túnel para chegar ao cofre-forte. O plano sai furado, mas o negócio paralelo das bolachas transforma-os nos reis da indústria alimentar de Nova Iorque...

Melinda e Medalina, 23 de Junho
A história situa-se em Manhattan, como não podia deixar de ser, e todas as habituais questões de Allen são postas em causa: a fragilidade do amor, a infidelidade no casamento, o romance sofisticado, a inabilidade de comunicação - e todos os elementos cómicos estão no seu devido lugar.
A história situa-se em Manhattan, como não podia deixar de ser, e todas as habituais questões de Allen são postas em causa: a fragilidade do amor, a infidelidade no casamento, o romance sofisticado, a inabilidade de comunicação - e todos os elementos cómicos estão no seu devido lugar.
O enredo inicia-se com uma discussão de café que acaba por gerar uma guerra entre dois dramaturgos, que se propõem a escrever uma história sobre uma mulher chamada Melinda. A partir daí, os dois artistas vão dando diferentes destinos (um trágico, outro cómico) à personagem por eles criada.

Vicky Cristina Barcelona, 30 de Junho
Quando Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlet Johansson) são convidadas a passar o verão em Barcelona elas aceitam imediatamente. Vicky, sensata e prestes a casar, quer passar o seu último mês como solteira a pesquisar para mestrado e Cristina, uma sexy aventureira de espírito livre, procura uma mudança de cenário, para fugir do descarrilar psicótico da sua última relação amorosa. A certo ponto conhecem Juan António (Javier Bardem), um fogoso artista e a sua bela (mas louca) ex-mulher (Penélope Cruz). Quando todos se envolvem num emaranhado amoroso, os resultados só podiam ser caóticos.
Só quando não puder...

Sem comentários: