segunda-feira, 7 de junho de 2010

Sei lá porquê (ou sei?)

Já houve amigos que me perguntaram «mas porquê essa "doideira"?... tu nem nasceste lá... e, ainda por cima, ...". Corto-lhes "o pio", não deixo sair o que poderia vir a seguir e já adivinho: «não nasci "lá" porque o meu pai ainda não tinha carro... mas estão "lá" as minhas raízes e tenho-as bem fundas...».
E pronto. É assim. Talvez uma daquelas irracionalidades (e às vezes tem sido) que nos caracterizam. Mas que terão as suas explicações.
Uma que me saltou agora. A mexer em papéis. Como sempre
Quando comecei a saber ler, escrever e contar, o meu pai quis (ou deixou que) o ajudasse no seu trabalho. Que era com papéis.
E se em tudo na sua vida havia Ourém, no trabalho também. Nos produtos "marca Ribeiro", cadernos, papel de carta, carteiras para 5 envelopes/5 cartas, blocos, e coisas dessa, Ourém estava presente e dominava. Havia, é verdade, as "marcas" Diplomata e Selecto (para "certas clientelas" que queriam escrever em papel "especial" cor de rosa ou azul clarinho...), Sergito e Miúdo (eu, pois então)... mas a de Ourém era sempre e mais. No meio disso cresci e comecei a trabalhar.
Por exemplo (onde estarão tantos outros que tenho na memória e em que não tropeço na enxurrada da vida que tudo leva menos as recordações antigas?)

2 comentários:

Justine disse...

Eu sabia disso tudo, mas dito assim, sentidamente e com foto a rigor, é outro saber...:))

Maria disse...

Percebo-te muito bem. Comigo é mais o cheiro a pão quente...
Quantos blocos 'com o castelo' terei eu gasto?

Beijo de Bom Dia!