domingo, 3 de outubro de 2010

Na visita de Jerónimo de Sousa a Ourém

Na visita de Jerónimo de Sousa a Ourém. Antes da sua intervenção e do convívio no final da refeição que o Samuel animou - e esses foram os momentos que importaria registar -, depois da (justa) saudação a quem tanto trabalhou para a excelência da refeição e do convívio, disse o que segue:

Caros camaradas e caros amigos,
Camarada Jerónimo de Sousa,
já hoje, em vários momentos, te dei as boas-vindas a Ourém. Faço-o, de novo, em nome da Comissão Concelhia do Partido Comunista Português e, se me permitem, em nome de todos os que aqui estão em convívio contigo.
.

Cada dia é um dia especial. Como nos dizia um guarda no Aljube, “mais um dia, menos um dia!”. Mas hoje, para os de Ourém, é um dia muito especial. Embora, sendo de luta, seja um dia igual a todos os outros. Assim o será para ti. Não para nós … porque estás aqui connosco, a dar-nos alento e força.
Pouco saberás – aliás, pouco sabemos todos... – desta terra. Somos um concelho com 420 quilómetros quadrados, com mais de 50 mil habitantes, o segundo do distrito de Santarém, por isso muito cobiçado pelos partidos que apenas se preocupam com eleitores e nada com a situação dos trabalhadores e das populações.
Mas há outras coisas de que é importante falar, como do núcleo de oureenses que fez da Festa do avante!, tal como ela é, um exemplo de vida e de trabalho – que tem de ir para além da Festa –, onde se saúda a entrada de dois novos militantes, com menos de 20 anos. Este é o futuro que se constrói sobre o nosso passado. Na luta!
Aqui, nesta terra, em dois lugares, houve tipografias em que se imprimia o avante!, na heróica clandestinidade com os nomes de Joaquim Rafael e de Catarina Machado.
Aqui, nesta terra, houve quem tivesse ficado, no verão de 75, toda a noite, na sua vacaria, no espaço a que chamávamos a República de Cuba por estar nos baixos de uma cuba, com uma espingarda em cima dos joelhos, à espera do que estaria para vir de Alcobaça e de Rio Maior.
Aqui, houve muita e muita coisa para contar, que ilustro com o facto de não se ter conseguido abrir um centro de trabalho em 1975, e só em 2001 termos concretizado esse objectivo, a cuja inauguração veio o secretário-geral que te antecedeu, o camarada Carlos Carvalhas.
Estamos, por isso, na segunda visita a este concelho do secretário-geral do PCP.
Julgamos ter merecido mais, mas sabemos quanto o País é grande pois a luta que é a nossa não esquece quem vive na ilha do Corvo ou emigrou, como não pode esquecer o habitante do Palácio de Belém, e a esse lugar nos candidatamos com a candidatura de esquerda e patriótica do camarada Francisco Lopes. Candidatura que é nossa, dos comunistas. Mas não só… pois é também de quem for de esquerda e patriota e, por isso, queira contribuir para um outro Portugal.
Camarada Jerónimo de Sousa, camaradas e amigos, estes últimos dias têm sido particularmente esclarecedores, não obstante as carradas de poeira que, de fora e de cá de dentro, nos têm atirado aos olhos. Sobre eles, sobre estes dias que vivemos, muito teria para dizer… mas estamos aqui, além do convívio amigo contigo, camarada Jerónimo, para te ouvir.
Por isso, obrigado por teres vindo, e passo-te a palavra… não sem antes te dizer uma última, pessoal, deste velho militante que te conheceu no sindicato dos metalúrgicos, que, cheio de alegria e confiança, te via passar, de eléctrico, no Largo do Rato, a caminho da Assembleia Constituinte e te saudava, que contigo atravessou momentos complicados na Assembleia da República e no nosso Comité Central, e que, hoje, está feliz por tu estares aqui e nesta tarefa.


2 comentários:

Maria disse...

Fizeste um discurso bonito e comovente, Sérgio!

Beijo.

GR disse...

Gostei muito de ler o teu discurso Sérgio, sobretudo pela sua estrutura. Depois aquele toque, sempre tão sentido que nos embarga a voz.
Afinal “quase” estive presente e ouvi-te e aplaudi-te!

Gd Bj,

GR