quinta-feira, 1 de abril de 2010

Congresso - 5 - sobre preparação, organização, realização, ambiente

Esta é a penúltima mensagem aqui colocada sobre o Congresso de Ourém. Aqui e no anónimo fui "passando a limpo" notas que tirei durante o congresso... antes de desaparecerem em definitivo no fundo de uns bolsos que vão passar pela máquina de lavar ou reaparecer, tempos lá para diante, papelitos já sem oportunidade e, por isso, sem préstimo. Não que pense que estas notas, agora, tenham muito préstimo...
O que quero é deixar afirmada é a minha satisfação por ter podido contribuir para uma iniciativa oureense em que senti convergir, de várias origens, a mesma vontade de se "ser útil à terra". Independentemente das divergências. Que muitas são entre alguns de nós. Mas o congresso congregou-nos e... congressámos!
.
Quanto à preparação e organização, penso haver muito a conversar, ainda no âmbito da comissão organizadora. Nem tudo correu bem. Algumas coisas correram mal, e haveria que ver porquê e como corrigi-las. Pelo meu lado, tenho críticas (e auto-críticas!), e toda a disponibilidade para as colocar na mesa.
Há uma articulação Câmara (entidade promotora)-Comissão Organizadora-Secretariado que, quer na preparação e na definição (e cumprimento!) de regulamento, quer na concretização, com alguma clarificação de tarefas (como as de coordenador-responsável, moderador, relator), quer na questão fundamental (para mim) de mobilização dos oureenses, pode ser muito melhorada em iniciativas semelhantes (se as houver).
Aqui, e agora, quero apenas saudar, como aspecto que marcou o ambiente em que decorreu o congresso, a participação da Insignare, com a sua equipa de jovens, que deram cor e, sobretudo, alegria àquele espaço em que se passavam coisas, algumas naturalmente... "chatas", que eles amenizaram, bem como todo o outro pessoal de apoio logístico.
Fica este agradecimento, estritamente pessoal, pelo bem que me senti durante o Congresso de Ourém, no espaço do Cine-Teatro.
E terminarei, na próxima mensagem, com uma espécie de balanço (pessoal!) a partir de um comentário ao discurso do Presidente da Câmara.

1 comentário:

José Lopes disse...

Sem dúvida que os jovens que deram apoio ao Congresso merecem um agradecimento especial. Foram incansáveis.