segunda-feira, 12 de abril de 2010

(con)Viver democraticamente

A leitura da última edição do Notícias de Ourém convida a vários comentários. Pelo que traz publicado e pelo que não publicou. Não me referirei a tudo o que me suscitaria comentários por não ser possível e/ou por achar que não vale a pena, mas apenas à página dedicada à reunião do executivo da Câmara.
O relato feito é preocupante por ilustrar a dificuldade de viver em democracia. E isso pressupõe viver em confronto com outras posições que não as nossas. Diria mesmo que é fácil ser democrata em minoria absoluta. (Do que nós temos nós larga experiência!...)
Nos antípodas, parece estar a dificuldade de ser democrata em maioria absoluta. E isso reflecte-se na assunção de atitudes semelhantes aquelas que os que agora alcançaram essa posição de maioria absoluta criticavam acerbamente quando ela era de outros.
É quase incompreensível, se o relato é fiel..., que quem começou o mandato por guardar todos os pelouros si, depois, quando confrontado com opiniões discordantes, além de se tratar sobranceiramente discordâncias considerando-as "bojardas", se use pontualmente a fórmula-desafio neste caso, façam vocês... e se acharmos que seria melhor do que nós faríamos, nós aceitaremos!

Sem comentários: